09/04/2011

Revisitando canções

Recentemente, encontrei nos meus rascunhos uma letra de 2009. Lembrei-me de quando escrevi aqueles versos, dos motivos pra escrevê-los, da melodia inacabada e que essa nunca me agradou de verdade. Eu gosto da letra, mas percebi que já havia me distanciado demais da canção pra conseguir fazer uma melodia nova e boa. Aceitei minha intuição e repeti a dose de Fortuito: mandei a letra de Nublado para Douglas Lima e recebi de volta uma bela melodia.

Reparei que o mesmo já aconteceu com várias outras músicas minhas, algumas eu até tinha dado como finalizadas. A mudança das estações, por exemplo, é de 2006, mas só chegou ao resultado que temos hoje em 2009, quando refiz com a Cássia. Ponteiros e Verdades pra você limpar também já estavam supostamente prontas quando, anos depois, chegaram à versão final, com a adesão da Cássia.

E a lista cresce. Doce sintonia (com Roberta Campos), Canção com seu nome (com Danny Bull) também passaram por esse processo. O caso mais recente aconteceu na última quinta-feira. Abandonei minha melodia da letra Qualquer espelho, outra de 2009, pra dar lugar a do Gustavo Ferreira, e ele foi certeiro, a música está linda.

Várias outras situações parecidas já aconteceram e o objetivo sempre é melhorar as canções e explorar suas possibilidades. Eventualmente, me rende novos parceiros. Tenho pensado que as músicas é que decidem como, quando e através de quem vão surgir. Eu costumo atender e tem dado certo.

5 comentários:

  1. Interessante saber que as letras também são mutáveis (mesmo quando achamos que estão terminadas). Assim como o que sentimos.
    Quanta parceria, rs. Só falta eu escrever também, haha.
    Obs.:
    Fui enganado quanto ao post, tinha uma leve esperança de que seria sobre "Amores de Graça", hehe.
    Até.

    ResponderExcluir
  2. Topo uma parceria com você também! Cássia chama isso de promiscuidade musical. hahaha

    ResponderExcluir
  3. e quando é que vou conhecer essas músicas? siim quem fim levou os amores de Graça? queria tanto saber =D

    ResponderExcluir
  4. "Tenho pensado que as músicas é que decidem como, quando e através de quem vão surgir."

    É o caso da Graça. Ela está descansando.

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa sua habilidade de variar os seus parceiros musicais. Perceber quem se relacionaria melhor com uma letra sua requer uma sensibilidade admirável. Ainda mais porque as músicas ficam realmente boas e depois nós temos a sensação de que ninguém faria melhor do que o(a) parceiro(a) que você escolheu. Neste contexto, fico feliz por eu ser uma das opções.

    ResponderExcluir